Search
Close this search box.

Zeppelin, um voo inesquecível

Compartilhe:

Eu nunca havia pensado em voar em um Zeppelin antes. Já tinha visto por diversas vezes durante as férias de verão no litoral em São Paulo, ele sobrevoar o mar e acreditava que cabia apenas o motorista dentro dele, mas estava enganada (como vou contar para vocês).

Um pouco de história para vocês, o Zeppelin foi criado por Ferdinand Graf von Zeppelin, em 1890, na Alemanha.

O primeiro voo de um Zeppelin na história ocorreu em 02/07/1900 sobre a baía de Friedrichshafen-Manzell, no lago de Constança (Bodensee).

A aeronave possuía 128 metros de comprimento e permaneceu no ar por cerca de 20 minutos com o piloto e mais 4 passageiros. Fico imaginando quem foram estes sortudos que participaram do primeiro voo e que emoção sentiram!

Zeppelin, Agarre o Mundo

Mas nem tudo são flores, e na história do Zeppelin

Também ocorreu um acidente que ficou marcado no tempo da aviação. Em 06/05/1937, ocorreu a explosão do dirigível Hindenburg, em Lakehurst, perto de Nova York.

O incêndio do maior Zeppelin do mundo causou a morte de 35 pessoas, dentre um total de 96 passageiros e tripulação a bordo nesta data.

Uma das primeiras providências da empresa responsável, foi efetuar alterações no meio de flutuação utilizado pelo Zeppelin, que era o explosivo gás hidrogênio, pelo gás hélio, que não é inflamável, o que traz muita segurança ao passeio no Zeppelin aos turistas hoje em dia.

A boa notícia em relação ao Zeppelin

Os dirigíveis atuais são mais modernos, leves e equipados com instrumentos que utilizam tecnologia de ponta das mais modernas aeronaves, como instrumentos computadorizados de orientação de voo, por exemplo. Então, nada de deixar de viver essa experiência devido à preocupação com a segurança, ok?

Além disso, hoje em dia existem passeios apenas na região do Bodensee e arredores e algumas outras cidades próximas a Alemanha.

Zeppelin, Agarre o Mundo

Então vamos ao passo a passo para essa aventura no Zeppelin!

O primeiro passo é comprar o ingresso, você deve fazer isso com bastante antecedência, nós compramos os ingressos com 40 dias de antecedência e tivemos sorte da data escolhida estar disponível, mas pegamos os últimos quatro lugares!

Nós ganhamos os ingressos do passeio de meus tios, que vieram nos visitar e estavam comemorando bodas de ouro (50 anos de casados), quer jeito melhor para comemorar?

A compra pode ser feita pelo site zeppelinflug.de, quando realizei a pesquisa enquanto escrevia o texto, já estavam disponíveis voos para 2023, então já anota essa dica e começa a planejar com bastante antecedência para não perder essa oportunidade!

Zeppelin, Agarre o Mundo

Aliás, a temporada de voos no Zeppelin acontece de abril a meados de novembro, então já deixa para viajar para cá nessa época do ano!

Escolha qual região você irá voar

Zeppelin, Agarre o Mundo

Depois de decidir que vai fazer o passeio (acredite, vale muito a pena!), você precisará decidir qual a duração e o trajeto desejado para a visita. Existem onze opções de trajetos, são estas abaixo:

  1. Sobrevoando Friedrichshafen e o Bodensee (sobre impressionantes edifícios da história industrial, o azul do Lago Constance e o interior verde), com duração de 30 minutos;
  2. Sobrevoando Lindau e arredores, com duração de 45 minutos;
  3. Sobrevoando Ravensburg (Descubra as torres, portões e atrações de Ravensburg de uma nova perspectiva), com duração de 45 minutos;
  4. Sobrevoando Meersburg (Desfrute da costa de Bodensee, vinhedos e a impressionante cidade velha de Meersburg), com duração de 45 minutos;
  5. Sobrevoando o Bodensee e a costa Suíça (Experimente e descubra Rorschach, Steinach, Arbon, Egnach e Romanshorn), com duração de 60 minutos;
  6. Sobrevoando Bregenz (com paisagens alpinas magníficas, a foz do Reno, o Pfänder como a “montanha local” no Bodensee), com duração de 60 minutos;
  7. Sobrevoando a ilha de Mainau, conhecida como a ilha das flores, com duração de 60 minutos;
  8. Sobrevoando Dornbirn (a Áustria vista de cima: Bregenz, Dornbirn e Lustenau), com duração de 90 minutos;
  9. Sobrevoando Allgäu (com vista da Baviera, Oberstaufen e Lindenberg), com duração de 90 minutos;
  10. Sobrevoando o Bodensee (vistas exclusivas e momentos fascinantes no voo turístico sobre o Lago de Constança), com duração de 120 minutos;
  11. Sobrevoando as cataratas do Reno – Schaffhausen, a maior cachoeira da Europa, com duração de 120 minutos.

Os passeios custam entre 265 euros e 880 euros, dependendo do trajeto escolhido e da duração do voo.

Nós fizemos o passeio de 30 minutos sobrevoando Friedrichshafen e o Bodensee (opção número 01 aí em cima), cada passagem custou 265 euros.

Meu passeio no Zeppelin

Nosso passeio estava marcado para o dia 23/06/2022, no final da tarde, mas no início da tarde recebemos uma ligação, em alemão.

Zeppelin, Agarre o Mundo

Surpreendentemente, foi a primeira vez que entendi o que falavam comigo ao telefone em alemão, mas quando percebi que era algo relacionado a cancelamento, achei melhor falar em inglês, pois tenho mais domínio do idioma.

Enfim, a ligação informava que o voo daquele dia teria que ser cancelado devido a uma tempestade que se aproximava da região, ficamos frustrados, confesso.

Aliás, a atendente foi muito atenciosa ao telefone e perguntou até quando estaríamos na cidade, no caso os meus tios, para podermos verificar a disponibilidade de remarcação do voo. Caso não fosse possível remarcar, nós receberíamos o dinheiro de volta.

Mas, deu tudo certo e conseguimos remarcar o voo para o dia seguinte, logo no primeiro horário, as 8:55 da manhã.

O que pode acontecer

Os voos podem ser cancelados e quem decide é o piloto, por motivos previamente declarados. O cancelamento pode ser um dia antes do voo, no dia ou mesmo antes do voo.

Não é permitido voar quando:

  1. A base da nuvem cai abaixo de 400 metros;
  2. A visibilidade no solo é inferior a 5 km;
  3. Houver neblina, granizo ou nevasca;
  4. Tempestades ou avisos de trovoada estão previstos (como foi o nosso caso, inclusive recebemos vários alertas de tempestades no verão por aqui, isso é bem comum);
  5. Velocidade do vento maior que 35km/h.

O grande e esperado voo a bordo do Zeppelin

No dia do passeio, chegamos com 1 hora de antecedência, conforme orientações recebidas da empresa, e tivemos que apresentar nossos passaportes, comprovantes de vacinação COVID (em inglês ou alemão) e usamos máscaras FFP2 nas dependências do Zeppelin. Assim foi possível fazermos o nosso check-in e caminhar para o embarque.

Antes do embarque, passamos por uma seção de informações de voo (no estilo das orientações que recebemos quando viajamos de avião, sabe?

A saber, tem duas opções para receber as informações, em inglês ou alemão. Nós optamos em inglês mesmo. São orientações simples e importantes sobre segurança e como será feito o embarque e desembarque no Zeppelin.

No momento do embarque, o Zeppelin já estava nos aguardando fora do hangar, pois nosso passeio foi no primeiro horário. O embarque acontece em duplas, e não necessariamente com a pessoa que está com você: marido, amigo ou familiar.

Precisamos seguir todas as orientações dadas pela tripulação, pois tudo acontece muito rápido e estamos deslumbrados com o momento. Ao entrar no Zeppelin, você precisa escolher um assento e afivelar o cinto!

São poucos passageiros por voo, no máximo 12 pessoas! Depois que todos entraram e se sentaram, isso demora no máximo 5 minutos, é muito rápido, o Zeppelin levanta voo, que sensação indescritível! É emocionante demais, só de lembrar fico arrepiada! Assim que ele está no ar, nós podemos nos levantar e ficar de pé durante todo o voo. Podemos circular por toda área do Zeppelin, inclusive tem duas janelas que ficam abertas (é meio surreal isso, na minha opinião).

Dentro do Zeppelin, além da área dos pilotos, que é restrita, tem os assentos e um banheiro.

Zeppelin, Agarre o Mundo
Área restrita dos pilotos

Sobrevoamos a minha cidade, Friedrichshafen e algumas cidades próximas que ficam à beira do Bodensee (lago Constança). Vistos de cima são ainda mais fantásticos!

Por todo o passeio, os pilotos informam onde estamos sobrevoando e alguns pontos turísticos importantes na região.  É um passeio INESQUECÍVEL e IMPERDÍVEL! Vale cada segundo e os 30 minutos passaram voando!

O desembarque, assim como o embarque, acontece em duplas. Porém, agora, como havia um voo na sequência do nosso, o Zeppelin não “estaciona”, então para manter o equilíbrio do dirigível, saem dois passageiros e entram dois novos passageiros.

Achei isso bem diferente do que estamos acostumados. Ao descermos do voo ganhamos um certificado com nosso nome e a data que fizemos o voo, e um livro com toda a história do Zeppelin (o livro tem informações em alemão e em inglês).

Uma informação bem legal aos noivos que leem este texto!

Dá para fazer casamentos no Zeppelin! O casamento em si acontece na gôndola do Zeppelin enquanto o dirigível está no chão.

Os noivos e os convidados podem embarcar em um voo turístico de sua escolha antes ou depois do casamento civil.

Os noivos têm um total de 60 minutos à sua disposição para o casamento, incluindo o voo. Essa é uma opção de “micro Wedding”, visto que a gôndola oferece espaço para um total de doze passageiros.

Para a celebração posterior, existe a possibilidade de expandir o número de convidados e aproveitar o grande dia no restaurante Zeppelin Hangar FN.

Na saída, tem uma loja onde encontram-se diversos souvenirs desse passeio! São tantas opções de lembranças desse passeio incrível, que fica até difícil de escolher! Eu comprei um imã para a minha coleção e uma camiseta perfeita!

Aproveito para terminar o texto com uma frase que amei e li no hangar do Zeppelin:

“Onde a ideia se origina, onde a visão e a coragem determinam o coração, a jornada no tempo começa – e os sonhos se tornam realidade.”

Se você gostou deste texto, saiba que aqui no Agarre o Mundo temos muitos textos sobre a maravilhosa Alemanha: O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha, Descubra Friedrichshafen e se surpreenda.

Analu Barini Fritz

Eu sou a Analu Barini Fritz, tenho 31 anos, sou casada e sou de São Paulo. Desde muito nova tinha um sonho, morar fora do Brasil e conhecer outras culturas. Minha formação é em Direito, e tenho mestrado em Marketing e Pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos. Moro há 7 meses na cidade de Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Adoro viajar, escrever e viver novas experiências pelo mundo a fora! Hoje trabalho com lettering e compartilho no meu Instagram @analuwelt minhas experiências!

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Afiliados

Compartilhe!

Analu Barini Fritz

Eu sou a Analu Barini Fritz, tenho 31 anos, sou casada e sou de São Paulo. Desde muito nova tinha um sonho, morar fora do Brasil e conhecer outras culturas. Minha formação é em Direito, e tenho mestrado em Marketing e Pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos. Moro há 7 meses na cidade de Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Adoro viajar, escrever e viver novas experiências pelo mundo a fora! Hoje trabalho com lettering e compartilho no meu Instagram @analuwelt minhas experiências!

12 respostas

  1. Que passeio maravilhoso! Com certeza vou fazer quando for para a Alemanha. Eu desconhecia esta informação sobre o dirigível. Muito bom!

  2. Excelente reportagem da Analu comentando o Zepellin. Estivemos juntos neste passeio e fiquei feliz de ver como Analu comentou tudo. Parabéns!

  3. A emoção que nos invade é indescritível. Eu fiz esse voo e posso garantir é uma euforia que toma conta da gente,maravilhosa.Ele, o dirigível é enorme, o passeio tranquilo. Vale muito suas dicas Analu. Muita gente não tem Ideia dessa maravilha

  4. Sem dúvida um sonho realizado. Experiência inigualável, ímpar. Obrigado pela riqueza de detalhes do voo e mais essa opção na Alemanha. Sucesso.

  5. Adorei ler sobre tudo o q vc escreveu pois estou em Lindau e fazendo um passeio de barco vi o Zepelim no ar e li sobre ele. Parabéns! Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

O site Agarre o Mundo utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado na Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao continuar navegando, você aceita tais condições.